Seds realiza palestras para fortalecimento das comunidades Quilombolas, em Vila Propício

Ciclo de encontros busca o fortalecimento da identidade quilombola e também o auxílio na construção de Associações que poderão levar desenvolvimento sustentável a estes locais

Ciclo de palestras para fortalecimento das comunidades Quilombolas

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Goiás, por meio da Superintendência da Mulher e da Igualdade Racial, realizou na última quarta-feira (20/10), no município de Vila Propício, um ciclo de palestras sobre o fortalecimento das comunidades Quilombolas, na Comunidade Quilombola Cachoeirinha.

O objetivo do ciclo de palestras, segundo a superintendente da Mulher e da Igualdade Racial da Seds, Rosi Guimarães, é a busca da construção da identidade Quilombola nas comunidades. Para isso, foram levados líderes de duas associações, que pertencem àquela mesma região, para que participassem das palestras.

“A ideia é que os moradores da Comunidade Quilombola Cachoeirinha pudessem se empoderar. Também para que vissem aqueles exemplos e percebessem que, com projetos, iniciativas e união, é possível realizar o desenvolvimento sustentável da Comunidade”, afirma.

Participaram professor José Dias, da Comunidade Porto Leocádio, do município de São Luiz do Norte, e a professora Nailde, da Comunidade Pombal, do município de Santa Rita do Novo Destino, que tem um histórico de empreendedora, como, por exemplo, líder da construção de uma fábrica de farinha.

“Quisemos ajudá-los a refletir sobre as características importantes que eles trazem, com toda essa bagagem histórico-cultural, e para que eles se fortaleçam como Associação, percebendo que, unidos, podem ir muito mais longe”, afirmou Rosi.

O gerente de Comunidades Tradicionais da Seds, Silvano Macedo, salientou que o objetivo foi o de reunir pessoas que têm as características quilombolas para que se identificassem com a Identidade Quilombola. “É muito importante que eles possam ser empoderados e sabedores de todos os seus direitos”, disse

Já a gerente de Promoção da Igualdade Racial da Seds, Evelin Rodrigues, realizou duas palestras sobre a importância da Identidade Quilombola aos moradores da Comunidade Quilombola Cachoeirinha, uma no município de Vila Propício, e outra no distrito de Barro Alto, que contaram com aproximadamente 90 participantes.

Secretaria de Desenvolvimento Social de Goiás

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.