Dia do Conselheiro Tutelar será celebrado pelo Governo Goiás

O Governo de Goiás celebra o Dia do Conselheiro Tutelar, comemorado no dia 18 de novembro, e exalta o trabalho dos 262 Conselhos Tutelares nos 246 municípios. Segundo a superintendente da Criança, do Adolescente e da Juventude, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Valéria Machado, o total de profissionais que atuam nessa linha de frente dos Conselhos Tutelares é formado por mais de 1,3 mil pessoas. “Que têm a missão de assegurar a efetiva proteção dos direitos da criança e do adolescente”, diz ela.

Valéria lembra ainda que a secretária Lucia Vânia tem se empenhado no sentido de buscar e defender melhorias para fortalecer o trabalho dos conselheiros tutelares na capital e no interior do estado. Ela destaca que está buscando apoio junto ao Ministério da Cidadania para equipar com mobiliário e veículos os Conselhos Tutelares. “A finalidade de dar mais agilidade e qualidade ao atendimento às crianças e adolescentes e seus familiares.”

Valéria Machado destaca que o município de Nova Aurora recebeu cinco computadores, impressora, refrigerador, bebedouro, cadeirinha de automóvel para transportar crianças, TV e aparelho de ar-condicionado para melhor equipar a unidade do Conselho Tutelar da cidade. Um veículo também foi doado para facilitar o deslocamento dos conselheiros. 

Como forma de ampliar o suporte aos conselhos, o governo estadual, por meio da Seds, contribui com ações de capacitação e orientações aos conselheiros. Para o analista de políticas de assistência social da Seds, Renilton Borges Santana, os cursos de capacitação no Sipia e outras atividades inerentes aos conselhos e que mobilizaram a participação de mais de 800 profissionais são uma resposta direta do governo estadual no sentido de apoiar e oportunizar chances de qualificação para os conselheiros. 

Renilton Santana ressalta ainda que a Seds tem colaborado nas análises de acesso ao SipiaCT, além de oferecer orientações específicas a centenas de conselheiros que buscam apoio na Superintendência da Criança, do Adolescente e da Juventude.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.