Governo de Goiás visita comunidade de pescadores em Luiz Alves e apoia ação da Enel com troca de geladeiras e lâmpadas

Mais de 600 lâmpadas e 60 refrigeradores foram distribuídos para as comunidades de São Miguel do Araguaia e Luiz Alves, na campanha  Enel Eficiência Energética. A troca consiste na substituição de equipamentos velhos ou danificados por aparelhos novos e mais econômicos. 

A Secretaria de Desenvolvimento Social foi representada pela superintendente da Mulher e Igualdade Racial, Rosi Guimarães, na ação desenvolvida pela companhia energética no município que fica na região do Vale do Araguaia, distante 475 km de Goiânia e possui cerca de 25 mil habitantes. 

A superintendente visitou a Associação  de Barqueiros e Pescadores Artesanais de Luiz Alves, comunidade ribeirinha com população estimada em mil habitantes e que sobrevive predominantemente da pesca e turismo. 

Segundo o presidente da associação, Anderson Santana, os pescadores vivem um período de dificuldades em decorrência dos efeitos da pandemia do coronavírus, que fez desaparecer o movimento de turistas na região. “Isso impactou diretamente na redução da renda das famílias ribeirinhas”, explica ele. 

De acordo com a Rosi Guimarães, da Seds, a visita foi muito oportuna, pois, além da distribuição das lâmpadas e quatro refrigeradores exclusivos para os pescadores, também foram doadas máscaras de proteção individual. A superintendente conheceu in loco a rotina dos trabalhadores que enfrentam problemas financeiros e precisam de apoio do poder público, seja por acesso ao seguro defeso ou de doação de alimentos para suprirem demandas de sobrevivência nesse período, até que o movimento do turismo e a economia voltem a se fortalecer na região.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.