Governo estadual destina para Conselhos Tutelares materiais de proteção à Covid-19

Todas 262 unidades, nos 246 municípios, vão receber álcool, máscaras e outros produtos doados pela Organização das Voluntárias de Goiás, Unimed Goiânia e Farmácia Artesanal

O Governo de Goiás iniciou, na quinta-feira (15/10), a distribuição dos Kit Prevenção, com produtos de higiene e de proteção individual para os 262 Conselhos Tutelares de todo o Estado. Os materiais foram doados pela Unimed Goiânia, a Farmácia Artesanal e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), além da Superintendência da Mulher e Igualdade Racial, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds). 

Outros órgãos parceiros foram o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Goiás e a Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado de Goiás (Acetego), que auxiliaram na mobilização e na articulação, e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO), que disponibilizou estrutura, logística, supervisão e distribuição do Kit Prevenção, em seus comandos regionais.

Secretária da Seds, Lúcia Vânia explica que o Kit Prevenção contém uma caixa de máscaras descartáveis, com 50 unidades cada; 15 litros de álcool líquido 70%; 15 máscaras de tecido; uma unidade de álcool em gel 200 ml; e duas caixas de lenços umedecidos. “Esses produtos vão servir para a proteção individual dos conselheiros, que neste momento de dificuldades não deixaram de exercer seu papel de defensores das crianças e adolescentes. Eles são os primeiros a serem procurados quando qualquer direito das crianças e adolescentes é violado”, observa a secretária. 

A superintendente da Criança, do Adolescente e da Juventude, da Seds, Valéria Machado, ressalta que o objetivo do projeto é prevenir a disseminação da Covid-19 e assegurar a saúde dos profissionais do sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. “Queremos alcançar todos os 1.310 conselheiros tutelares, nas 246 cidades”, ressalta.

Valéria observa ainda que será entregue também um informativo educacional, produzido pela Seds, sobre a importância do Conselho Tutelar, da relevância de adesão ao Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia) e da atualização de cadastro, para fortalecer os vínculos entre o Governo de Goiás e os conselheiros tutelares. 

Doações
Na quarta-feira (14/10), a Unimed Goiânia fez a doação de 13 mil máscaras e 2,6 mil litros de álcool 70%, por meio de articulação feita pela Superintendência da Criança, Adolescente e Juventude, da Seds. A solenidade de entrega, realizada na sede da empresa, no setor Bueno, em Goiânia, contou com a presença do chefe de gabinete da Seds, Murilo Mendonça, e da superintendente Valéria Machado, que representaram a secretária Lúcia Vânia. A entrega dos materiais foi feita pelo gerente de marketing, Edney Vascurado Santos.

A secretária Lúcia Vânia, recebeu, nesta quinta-feira (15/10), o farmacêutico e presidente do Grupo Artesanal, Evandro Tokarski, que fez a entrega simbólica das 300 unidades de álcool em gel, contendo 200 ml cada, que foram doadas pela empresa, para ajudar nas ações do governo estadual para conter a pandemia de Covid-19.

A OVG doou 2,6 mim unidades de álcool 70%, de 500ml cada, e 2,6 mil máscaras de tecido. 

Bombeiros
Valéria Machado explica que o primeiro carregamento saiu na quinta-feira (15/10). O Corpo de Bombeiros acompanhou toda a ação e orientou, dentro das normas técnicas, o modo correto de se transportar os materiais, já que são inflamáveis. “Tivemos o apoio no momento de colocar a carga desse produto inflamável e todos os quartéis do Estado estão sabendo da operação, e ajudam a divulgar.”

Nerópolis
O Conselho Tutelar de Nerópolis foi um dos primeiros a receber o Kit Prevenção. A equipe de distribuição, liderada pelo gerente da Criança e Adolescente, Wilson Oliveira, foi recepcionada por todos os conselheiros do município. “Em nome do Conselho Tutelar de Nerópolis, quero agradecer à secretária Lúcia Vânia e ao governador Ronaldo Caiado. Nerópolis está na luta para garantir os direitos à criança e aos adolescentes, que são o nosso futuro. Vamos cuidar bem dessas crianças”, disse Onofre Lourenço Alves França, um dos conselheiros.

Secretaria de Desenvolvimeto Social - Governo de Goiás

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.