Governo de Goiás e Itaú concluem segunda rodada de testes contra Covid-19 em idosos 

Foram testadas 3 mil pessoas, entre internos dos abrigos, servidores e colaboradores de 27 instituições do Estado

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e em parceria com o Banco Itaú, concluiu, nesta quarta-feira (14), a segunda rodada de testes contra o coronavírus nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Nessa segunda etapa, foram realizados testes em idosos, funcionários e colaboradores de 27 instituições. 

Na primeira fase, foi oferecida testagem da Covid-19 para 1.878 pessoas envolvidas com essas instituições, sendo 713 servidores e 1.165 idosos. Na segunda etapa, como mais colaboradores também foram testados, o número chegou a 3 mil.

A última instituição a receber os testes foi a Casa Lar Irmã Clara, no Bairro São Carlos, na região Noroeste de Goiânia. Atualmente, oito idosos moram no abrigo, que montou um plano de contingência para a proteção dos moradores, com enfermaria e equipagem dos quartos com medidores de oxigênio. “Esse momento está sendo muito delicado para os idosos porque até as visitas foram suspensas, em razão da necessidade de distanciamento social”, destaca Áquila de Oliveira Dias, coordenadora da unidade. 

O abrigo recebeu EPIs contra o coronavírus, além de equipamentos eletrônicos, como tablets e televisores para o lazer e a diversão nesse momento de pandemia. A doação de aparelhos também faz parte da parceria entre a Seds e o Itaú. 

O Governo de Goiás recebeu reconhecimento do Planalto pelas ações preventivas e de controle adotadas nas ILPIs e que resultaram em um menor número de infecções e mortes por Covid-19 nos abrigos de idosos. A gerente de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa da Seds, Daniela Fernandes, comemora os resultados. “Até o momento, não foi registrado nenhum novo caso de coronavírus na segunda rodada de testes. Goiás ser referência nacional é sinal de que estamos fazendo a diferença”, disse ela. 

Secretaria de Desenvolvimento Social - Governo de Goiás

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.