Abertas as inscrições curso de Formação Continuada do Socioeducativo
Estão reabertas as inscrições curso de Formação Continuada do Socioeducativo 2019/2020 ofertada pelo Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão do Adolescente da UFG (CEPEA-UFG, que integra projeto da Escola Nacional de Socioeducação . O curso é destinado a todos e todas que trabalham, atuam, com adolescentes em conflito com e/ou em situação de vulnerabilidade social na cidade de Anápolis.
O curso foi aberto em dezembro de 2019, a turma já se iniciou, porém pretendemos receber novas inscrições para o Curso de Formação em Socioeducação de Anápolis - Turma 2019-2020, que se reinicia no dia 28 de janeiro (3ª feira) na sede do CEFOPE-Anápolis.
Como forma de suprir os dois primeiros módulos já realizados (1-O adolescente em conflito com a lei e 2-Questões de Gênero e Sexualidade no Socioeducativo) para os que vierem a se inscrever e começar o curso só agora a partir do 3º módulo nós repassaríamos um trabalho, sobre um texto de cada uma das aulas, ao qual a pessoa escreveria uma pequena resenha devendo ser entregue ao CEPEA/UFG. Tal medida equacionaria a perda de conteúdo e também abonaria as faltas.
Desejamos e nos empenhamos para que o Curso seja um período e possibilidade de intensas trocas e crescimento para todas as partes envolvidas. Haverá certificação.
Mais informações e inscrições podem ser feitas pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone : 62 9 8141-3662 ( Juliana Chagas- Superintendência)
As inscrições podem ser feitas por aqui: (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc6357QEFh3I9Q0a4jFXMcZtCl6V4t_LWJI0DNe0xmMiAgcJg/viewform).
FORMAÇÃO DE SOCIOEDUCADORES DO ESTADO DE GOIÁS (2019-2020)
REALIZAÇÃO: CEPEA/FE/UFG
COLABORAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA /SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL-GO
FINANCIAMENTO: MINISTÉRIO DOS DIREITOS HUMANOS (MDH)
PROGRAMA DE CURSO BÁSICO INTRODUTORIO– 115 H/A - ANÁPOLIS 2019/2020
MÓDULOS |
CONTEÚDOS |
PROFESSOR(A)/DATA |
Aula Inaugural I – O Adolescente em Conflito com a Lei |
Subjetividade do adolescente em conflito com a lei. |
Prof. Dr. Altair dos Santos (UFG) 10/12/19 |
II – Questões de Gênero e Sexualidade no Sistema Socioeducativo
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- Heteronormatividade; - Gênero e Sexualidade; - As contribuições da Teoria Queer; - O acolhimento de adolescentes; heterodistoantes nos CASEs; - A prática sexual nos alojamentos dos CASEs; - O uso da camisinha dentro das unidades.
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Prof. Dr. Bento Manoel 17/12/19
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III- Marco Legal, Políticas Públicas e Sistema de Garantia de Direitos
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- Convenção Internacional dos Direitos da Criança e do Adolescente; - Regras e diretrizes das Nações Unidas em matéria de adolescentes em conflito com a lei; - Estatuto da Juventude e o Sistema Nacional de Juventude, Lei 12.852/2013; - Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8.069/1990; - Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, Lei 12.594/2012.
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Defensora Bruna Xavier 28/01/20 |
IV - Procedimentos de Segurança e Regimento Interno das Unidades |
- Operacionalização das ações de segurança; - Acompanhamento aos adolescentes; - Monitoramento das ações e rotinas internas e externas; - Monitoramento específico de adolescentes; - Revistas; - Revista estrutural; - Revista estrutural na Unidade Socioeducativa; - Revista completa e incerta; - Revista corporal; - Revista em servidores e visitantes.
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Superintendência do Sistema Socioeducativo
03/02/2020 |
V – Socioeducação e Responsabilização: Natureza da Medida Socioeducativa
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- Medidas de proteção e medidas socioeducativas; - Procedimentos de apuração do ato infracional; - O acesso à justiça e à defesa técnica no cumprimento da medida socioeducativa; - Parâmetros para a Ação Socioeducativa |
Promotora Karina Dabruzzo 04/02/20
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VI - Práticas e Metodologias de Atendimento ao Adolescente em conflito com a lei |
- Apresentação do espetáculo AdoleSendo; - Roda de Conversa: Tensões que atravessam a adolescência.
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Profa. Dra. Giovana Consorte e Grupo de Teatro e Dança (Corpo Composto - IFG) 11/02/20 |
VII - Projetos de Intervenção – Parte 1 |
Elaboração e apresentação das propostas de intervenção. |
Prof. Ms. Paulo Winicius (CEPEA-UFG) 18/02/20 |