Programa Aprendiz do Futuro
O Aprendiz do Futuro é uma iniciativa do Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDS), que tem como visão oferecer o maior programa de sócio-aprendizagem do Brasil e do mundo com foco em tecnologia, alta performance e impacto social na vida dos jovens em situação de vulnerabilidade.
Presente em todo os municípios goianos, conta ao todo com 6250 mil vagas, destinadas a jovens de 14 até 15 anos e 11 meses, não sendo aplicada a aprendizes com deficiência. Também há prioridade para jovens em vulnerabilidade econômico-social, estudantes da rede pública ou bolsistas 100% de rede particular, jovens com renda familiar de até dois salários mínimos ou ½ Salário – per capita.
O programa ainda prioriza jovens membros de etnia tradicional, sendo indígena, quilombola, cigano ou afrodescendente, que sejam pertencentes a família que possua em sua composição mulher vítima de violência doméstica e sujeitos a medidas socioeducativos ou de proteção. O Aprendiz do Futuro tem cotas, de 5 a 10%, para pessoas com deficiência – PCD (sem limite de idade).
Os adolescentes contemplados pelo Aprendiz do Futuro, que obrigatoriamente precisam estar matriculados na rede educacional regular, recebem cursos de qualificação profissional e pessoal, carteira assinada e outros benefícios, como vale alimentação e um tablet, para fazerem atividades e cursos on-line. Os jovens selecionados em 2021 terão ainda a oportunidade de realizar um intercâmbio para Barcelona, na Espanha. Serão 10 estudantes selecionados, entre os que apresentarem melhor desempenho, para uma viagem com todas as despesas pagas.
Objetivos do programa
- Promover a Inclusão Social;
- Aumentar a renda familiar;
- Proporcionar melhoria na qualidade de vida;
- Garantir a permanência do jovem na escola;
- Preparar para o exercício da cidadania;
- Ensinar novas formas de pensar e atuar na sociedade;
- Contribuir para a formação e qualificação técnico profissional;
- Colaborar com a construção da personalidade moral e cultural;
- Trazer novos conhecimentos, desenvolvendo habilidades e competências;
- Agregar valores como: responsabilidade, cidadania e integridade;
- Diminuir a probabilidade de envolvimento com criminalidade e drogas.
Benefícios
- Salário de R$ 619,99
- Vale alimentação de R$ 150
- Vale transporte
- Seguro de vida
- Uniforme e crachá
- Férias
- 13º salário
Para mais informações, acesse a página do Programa Aprendiz do Futuro.
Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado – Governo de Goiás