Mutirão Social realiza mais de 1,6 mil atendimentos em Cavalcante

Dentro do compromisso do Governo de Goiás de levar os serviços sociais àqueles que mais precisam do amparo do poder público e em regiões de difícil acesso, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds-GO) realizou mais de 1,6 mil atendimentos em mais uma edição do Mutirão Social - Governo em Ação, ocorrida na última sexta-feira (30/8) e sábado (31/8) em Cavalcante, a 510 quilômetros de Goiânia.

Uma das dez mais carentes do estado, segundo levantamento divulgado em fevereiro pelo Instituto Mauro Borges (IMB), a cidade conta com várias comunidades quilombolas espalhadas em seu território e foi solenemente ignorada pelo poder público durante anos, abandonada à própria sorte.

A emissão das carteiras de identidade e trabalho, além de certidões de registro civil e corte de cabelo foram os serviços mais procurados. Estar com a documentação em dia é fundamental que uma pessoa consiga vaga em uma escola, instituição de ensino superior ou mesmo ser incluída no Cadastro Único do Governo Federal, caso queira se inscrever no programa Bolsa Família.

"Nossa missão é garantir que a cidadania alcance os goianos nos mais diversos quadrantes do estado, dando-lhes a dignidade mínima necessária para que prosperem. É um compromisso do governador Ronaldo Caiado e da primeira-dama Gracinha Caiado, por meio do Gabinete de Políticas Sociais, superar a extrema pobreza e, juntos, vamos alcançar esse objetivo", enfatizou o titular da Seds-GO, Marcos Cabral.

Ele afastou ainda qualquer interesse político-partidário em uma iniciativa desse sentido. "Não viemos aqui com pretensões políticas, mas sim oferecer serviços que mudem a vida de quem mais precisa de nossa atenção", asseverou.

Atendendo a um apelo dos calungas, integrantes da comunidade quilombola, Cabral anunciou que outras edições do Mutirão Social - Governo em Ação serão realizadas nas cidades de Monte Alegre de Goiás e Teresina de Goiás, complementando o atendimento realizado em Cavalcante, beneficiando ainda mais pessoas que vivem naquele ponto do Nordeste Goiano.

Programa

Durante o Mutirão Social são oferecidos diversos serviços, tais como Carteiras de Identidade e Trabalho, Carteira do Autista, CPF, Passaporte do Idoso, Passe Livre da Pessoa com Deficiência, Registo Civil (segunda via das Certidões de Casamento, Nascimento e Averbação de Divórcio), além de corte de cabelo e outras atividades.

A meta da Seds-GO é ampliar o número de ações oferecidas até o final do ano, buscando parcerias com outros órgãos públicos e privados.  "Não governamos sozinho. O sucesso de um governo é fruto da ação integrada de diversos atores e da população, a quem devemos reverência e trabalho pela confiança depositada e pelos impostos pagos arduamente", finalizou Marcos Cabral.