Passaporte do Idoso

O Passaporte do Idoso é um benefício que garante aos maiores de 60 anos o direito de viajar gratuitamente nos ônibus que fazem as linhas intermunicipais do Estado. O beneficiário pode utilizar até quatro passagens por mês.

O Passe Livre Intermunicipal para Pessoa Idosa foi criado em Goiás pela Lei 14.765/08, alterada pela Lei 17.618/12 e regulamentado pelo Decreto Estadual 6.777/2008, instrumentos que se somam ao Estatuto do Idoso e tem por objetivo promover, efetivamente, a inclusão social do idoso, oferecendo condições que garantam o exercício pleno da cidadania na velhice.

Quem tem direito

Podem receber o benefício, pessoas com idade a partir de 60 anos, com renda familiar mensal máxima de três salários mínimos e residir em Goiás.

Quais documentos são necessários?

1. Documento de identidade e CPF;
  2. Comprovante de renda familiar;
  3. Comprovante de residência;
  4. Uma foto 3×4, colorida e recente;
Como funciona

Os veículos do sistema de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros devem reservar duas vagas gratuitas para pessoas idosas em cada viagem. A pessoa idosa terá direito a, no máximo, quatro viagens gratuitas mensais.

De posse do documento e do seu RG, o (a) idoso (a) deverá adquirir o bilhete de passagem obedecendo aos seguintes prazos: com, no máximo, seis horas de antecedência para viagens com distância de até 500km; com, no máximo, 12 horas de antecedência para viagens com distância acima de 500km.

Postos de atendimentos

Todas as unidades dos postos de atendimentos do Vapt Vupt (exceto Buena Vista, Central do Servidor e Passeio das Águas).

Formulários

Revalidação