Juventude

A juventude é um período de novas descobertas, escolhas, aprendizado, indecisão, de querer conquistar seu lugar no mercado de trabalho e na sociedade. É uma fase marcada também pela tomada de decisões importantes a respeito dos caminhos a seguir, tanto pessoalmente quanto profissionalmente.

A Superintendência da Criança, Adolescente e Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social compreende as políticas públicas de garantia de direitos e promoção dos cidadãos entre 15 e 29 anos.

Entre as principais ações estão a gestão do Passe Livre Estudantil, execução do Espaço 4.0, programa federal voltado à juventude, execução de política de iniciação do jovem no mercado de trabalho, Jovens Protagonistas, política de disseminação da cultura do empreendedorismo social e da paz na juventude goiana e fortalecimento da participação social do jovem por meio do Conselho Estadual da Juventude.

Identidade Jovem

A Identidade Jovem (ID Jovem) é um documento que proporciona acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos culturais, esportivos e a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.

O projeto ID Jovem é do governo federal, coordenado em Goiás pela Superintendência da Criança, Adolescente e Juventude,  destinado a pessoas com idade entre 15 e 29 anos, com renda familiar mensal de até dois salários mínimos e inscritos no CadÚnico (Cadastro Único), com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

O benefício é valido também para não estudantes e para ter direito ao ID Jovem é necessário saber o Número de Identificação Social (NIS), acessar o site do ID Jovem (https://idjovem.juventude.gov.br/), preencher os dados solicitados e gerar seu cartão.

Para descobrir o seu NIS, consulte seu Cartão Cidadão da Caixa Econômica Federal, no extrato do FGTS ou na sua Carteira de Trabalho.

Para incluir ou atualizar seus dados, procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou o setor responsável pelo CadÚnico da sua cidade.