Idoso

Expectativa de vida é uma maneira de mensurar a longevidade e qualidade de vida do brasileiro e tem aumentado ao longo dos anos no país. Estudos mostram que a média de vida do cidadão brasileiro já chega aos 75 anos para homem e 79 anos para a mulher. Há projeções demográficas apontando que um a cada três brasileiros será idoso a partir de 2050.

O desafio governamental de lidar com essa previsão está em planejar políticas públicas, no presente, que possam fazer frente à conjuntura do envelhecimento da população. Importante lembrar que o Estatuto do Idoso define como idoso a pessoa a partir dos 60 anos de idade.

A Gerência de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa tem como objetivo coordenar, promover, apoiar ações em parceria com entidades governamentais e não governamentais, tendo em vista a garantia, a proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa, de acordo com as legislações vigentes.

Tem por competência monitorar, acompanhar tecnicamente os municípios do Estado de Goiás nas atividades voltadas para o trabalho com a pessoa idosa, promovendo capacitação para gestores de assistência social, bem como profissionais envolvidos no trabalho destinado à população idosa.

Unidades operacionais

A Secretaria de Desenvolvimento Social conta com duas unidades de atendimento à pessoa idosa.

    Passaporte do Idoso

    O Passaporte do Idoso é um benefício que garante aos maiores de 60 anos o direito de viajar gratuitamente nos ônibus que fazem as linhas intermunicipais do Estado. O beneficiário pode utilizar até quatro passagens por mês.

    Saiba como obter o Passaporte do Idoso