Direitos Humanos

Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.

Os direitos humanos incluem os direitos:

  • à vida e à liberdade;
  • à liberdade de opinião e de expressão;
  • o direito ao trabalho
  • e à educação, entre e muitos outros.

Todos merecem estes direitos, sem discriminação.

Superintendência dos Direitos Humanos

A Superintendência Executiva de Direitos Humanos da Seds-GO procura propiciar, de modo preventivo, o estabelecimento da cultura de respeito aos direitos fundamentais da pessoa humana, promovendo o resgate da cidadania e igualdade nos termos do art. 5º da Constituição Federal.

A fiscalização e acompanhamento das violações dos direitos humanos, assim que recebidas, são encaminhadas às autoridades competentes bem como as denúncias e representações, cujas respostas são levadas com estudos e proposições de soluções gerais para os problemas pertinentes à defesa dos direitos e garantias individuais da pessoa humana.

A discussão e manifestação sobre políticas públicas e assuntos relativos às questões de direitos humanos, bem como à legislação pertinente no âmbito do Estado de Goiás, são promovidas por meio de consultorias, pesquisas, palestras, reuniões, campanhas pelos meios de divulgação, convênios e integração com a sociedade civil organizada.

Para a defesa e proteção de direitos da comunidade são promovidos cursos de capacitação, seminários e palestras para difundir o conhecimento sobre os direitos humanos fundamentais a quem atua direta ou indiretamente na área, nas esferas pública ou privada, como os instrumentos legais e serviços afins.

O intercâmbio com outros órgãos públicos torna-se fundamental para detectar problemas setoriais que importem na violação dos direitos humanos, para apresentar soluções com vistas à atuação desses órgãos nas diretrizes constitucionais e infraconstitucionais alusivas aos direitos humanos.

 

Contato

Atendimento Presencial: Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, nº 332, Bloco B, salas 101 e 102 
Telefones: (62) 3212-3853, 3201-8068 e 98306-0292

Superintendente: João Bosco Rosa
Gerente de Direitos Humanos: Claudivino José Vieira