A Secretaria

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) foi criada pelo Projeto de Lei nº 20.417/2019, que alterou a Lei nº 17.257/2011.

Saiba mais sobre a nossa história

Competências

Segundo o artigo 42 da Lei nº 20.491, de 25 de junho de 2019, são competências da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social:

I – a formulação e execução das políticas públicas estaduais:

a) para as mulheres;

b) para as pessoas com deficiência;

c) de promoção da igualdade racial;

d) de assistência social e de cidadania;

e) de apoio à criança, ao adolescente e ao jovem;

f) de defesa da diversidade sexual;

g) de defesa e promoção do emprego e da renda, bem como de formação, qualificação e capacitação de pessoas visando ao emprego;

II – a execução de atividades voltadas para a proteção aos direitos humanos;

III – a articulação com a União, outros estados, os municípios e a sociedade, para o estabelecimento de diretrizes e a execução de ações e programas nas áreas de sua competência;

IV – a supervisão, coordenação, o acompanhamento e controle da implantação de projetos de relações do trabalho.

Canais de Atendimento

O atendimento presencial é realizado de segunda à sexta-feira, das 08h às 12h e 14h às 18h.

Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, nº 332, Blocos A, B, C e D - Centro, Goiânia / GO. CEP: 74003-010 - Telefone geral: (62) 3201-1975

 

Ouvidoria

Telefone (62) 3201-1976

E-mail ouvidoria.seds@goias.gov.br

Funcionamento: das 08h às 12h e 13h às 17h.


Para informações de imprensa, entre em contato com a Comunicação Setorial.

Saiba mais informações sobre telefones, endereços e horários de atendimentos das unidades.

Secretária

 



Lúcia Vânia Abrão

Goiana de Cumari, Lúcia Vânia é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Foi a primeira mulher congressista de Goiás, atuando na Assembleia Nacional Constituinte. Ocupou o cargo de deputada federal por outros dois mandatos e foi candidata ao Governo de Goiás em 1994, ficando em segundo lugar.

No ano de 1995, a convite do então presidente Fernando Henrique Cardoso, ocupou a Secretaria Nacional de Assistência Social. Nessa época, foi responsável pela implantação da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), lançou o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e criou o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), premiado pela Unicef/ONU.

Senadora por dois mandatos (2003-2010; 2011-2018), teve atuação destacada em prol do municipalismo e da área social, ocupando a presidência da Comissão de Assuntos Sociais e outras comissões importantes da Casa, como a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que analisa a legalidade das matérias que tramitam no Senado Federal.

Agora como Secretária de Estado, de acordo com o governador Ronaldo Caiado, ela terá a missão de trazer maior visibilidade e amplas parcerias para Goiás aprimorar o trabalho social do Estado em prol do cidadão. 

“Lúcia Vânia tem uma história política, uma voz respeitada em Goiás e no cenário nacional. Não é justo que uma mulher com tal potencial, inteligência, determinação e prestígio não esteja contribuindo para o desenvolvimento do nosso Estado de Goiás”, disse o governador.

Conheça também a Galeria de Secretários

Estrutura Organizacional

A SEDS tem sua estrutura organizacional definida pela Lei nº 20.491/2019, sendo dividida em oito superintendências responsáveis por atender ao cidadão por meio de suas atividades:

  • Superintendência de Gestão e Controle de Parcerias, Contratações e Transferências
  • Superintendência de Gestão Integrada
  • Superintendência da Mulher e da Igualdade Racial
  • Superintendência de Desenvolvimento, Assistência Social e Inclusão
  • Superintendência dos Direitos Humanos
  • Superintendência do Trabalho, Emprego e Geração de Renda
  • Superintendência da Criança, Adolescente e Juventude
  • Superintendência do Sistema Socioeducativo